O que é?

Soluções desenvolvidas pela Receita Federal do Brasil em parceria com a Dataprev, visando o compartilhamento das bases governamentais de CPF e CNPJ com órgãos e entidades autorizadas. As soluções utilizam a tecnologia de blockchain, baseada na plataforma Ethereum, o que garante autenticidade, integridade, disponibilidade, conformidade e irretratabilidade (ou não repúdio) em relação aos dados disponibilizados.

PÚBLICO ALVO

Órgãos e Entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com base com base na Portaria RFB nº 1.384/2016

Órgãos e Entidades que possuam convênio vigente com a RFB, e compatível com o conjunto de dados

VANTAGENS

DADOS DISPONÍVEIS LOCALMENTE

O nó blockchain é disponibilizado na infraestrutura do cliente, o que torna toda a base de dados acessível localmente. Isso significa que não é necessário realizar múltiplos acessos internet, tornando a solução ideal para consultas e cruzamentos de grande volume.

BAIXA MANUTENÇÃO

Uma vez estabelecido o nó, a solução oferece baixos índices de interrupção, garantindo a continuidade de operação nas aplicações dos clientes.

FACILIDADE DE ACESSO

Os dados podem ser acessados diretamente por meio de um banco de dados e sua utilização pode ser compartilhada por diversas aplicações. A rede blockchain garante que os dados estejam sempre atualizados de forma transparente.

CUSTO FIXO MENSAL

O custo de participação na rede blockchain é fixo, trazendo maior previsibilidade na contratação, gestão e fiscalização contratual.

Como Aderir ao Serviço

.1

OBTER AUTORIZAÇÃO DA SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

.2

DISPONIBILIZAR INFRAESTRUTURA

.3

PROCEDER A CONTRATAÇÃO DA DATAPREV

.4

OBTER ACESSO À FERRAMENTA DE ATENDIMENTO DA DATAPREV

.5

SOLICITAR A ABERTURA DE FIREWALL NA DATAPREV

.6

SOLICITAR INSTALAÇÃO ASSISTIDA

.7

SINCRONIZAR NÓ DA REDE BLOCKCHAIN

Conheça casos concretos de uso dos serviços

Saiba como os nossos clientes estão utilizando o b-CPF e o b-CNPJ

IBGE
Instituto brasileiro de geografia e estatística

O IBGE utiliza o b-CPF para atualizar o Cadastro Central de Empresas – CEMPRE. Com isso pode-se obter o endereço completo do contribuinte e a data da última atualização.

MPRJ
Ministério Público do Rio de Janeiro

Com as informações do b-CPF e do b-CNPJ são realizadas inúmeras análises que confrontam diversas bases de dados de bens e procedimentos de personagens envolvidos em processos. Com o cruzamento automatizado de dados é possível é possível realizar as análises automaticamente.

SEBRAE
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

Todos os aplicativos e sistemas de atendimento aos pequenos negócios bem como os sistemas internos do SEBRAE utilizam autenticação como base os dados do b-CPF. Além disso, os dados do b-CNPJ permitem realizar pesquisas sobre pequenos negócios.

prefeitura municipal de belo horizonte 

Para a Prefeitura de Belo Horizonte, o b-CNPJ é utilizado para manter a integridade da base de pessoas dos cadastros tributários, sendo o CNPJ usado como identificador único para as pessoas jurídicas.

Clientes 
Alguns de nossos clientes que contrataram os serviços b-CPF e b-CNPJ

Informações Disponíveis

Saiba quais as informações são disponibilizadas por meio dos Serviços de b-CNPJ e b-CPF

Perguntas Frequentes

Posso contratar a solução sendo empresa ou instituição privada?

A rede b-CPF está disponível apenas para Órgãos e Entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, com base na Portaria RFB nº 1.384/2016 ou Entes que já possuem convênio com a RFB compatível com o modelo de dados disponibilizados pela rede.

Caso a entidade privada tenha interesse, deve ser realizado contato junto à RFB para análise e autorização.

Solicite agora mesmo sua adesão pelo endereço eletrônico divac.df.ascif@rfb.gov.br

Já possuo convenio com a RFB, preciso de autorização específica para ingressar na Rede?

Sim. É necessária autorização específica, da RFB, para ingresso na rede b-CPF. Você pode solicitá-la pela caixa divac.df.ascif@rfb.gov.br , com informação do nome e CNPJ do órgão interessado.

A Dataprev ou algum outro participante da rede tem acesso ao meu nó? 

Não, o nó do participante não é acessado por outros nós da rede blockchain, devendo ser protegido por meio de Firewall, IPS, etc.

Quem dará manutenção no meu nó? 

O próprio participante é responsável pela administração do seu nó. Eventualmente a Dataprev poderá encaminhar procedimentos de atualização que deverão ser executados pelo participante. 

Como acesso as bases? 

As bases estarão disponíveis em um banco Postgres local ou API REST, no próprio nó do participante. 

Posso fazer consultas diretamente no banco de dados Postgres do meu nó?

Sim. Você poderá consultar os dados por acesso direto a banco de dados.

Existem campos descaracterizados como nos Dados Abertos? 

Não. Por ser um ambiente permissionado, não há anonimização de dados.

É possível monitorar meu nó? 

Sim. A solução disponibiliza o ethstats (Ethereum Network Stats), que é uma interface visual para rastrear o status da rede ethereum. 

É necessário fazer backup do nó? 

Efetuar cópia de segurança frequentemente é de extrema importância, e pode reduzir o tempo de downtime. Sugere-se que a cópia seja efetuada fora do horário entre 1h e 7h da manhã, que é o momento que a rede atualmente sofre a maioria das atualizações.